top of page
Dia 24 - 22/09/2018
Dia da semana: sábado
Local: Munique/Alemanha
Hospedagem: AirBNB
Lugares obrigatórios: OktoberFest

Mal virou o dia de sexta para sábado e eu já estava acordando numa ansiedade gigantesca. Por volta das 3 da manhã parti para o aeroporto, me despedindo de Bruxelas rumo à Munique. Chegava a última semana da viagem, e propositadamente guardei esse período pra fechar com chave de ouro curtindo o maior evento cervejeiro do mundo, a OktoberFest, além de ser um evento obrigatório, foi um dos principais motivos da viagem, muito do roteiro foi montado a partir disso.

No aeroporto tomei aquela cerveja enquanto aguardava o embarque às 6:30 só para manter o ritmo. 

Café da manhã no aeroporto de Bruxelas

A viagem era muito rápida, pousei em Munique às 8:00, e já fui logo colocar em prática minhas habilidades adquiridas nos demais países em utilizar transporte público. Com aquele velho apoio do google maps peguei o metrô que me deixava a 600 metros do local de hospedagem.

Aqui vale uma observação sobre a hospedagem em Munique. Enquanto fazia meu planejamento da viagem, ainda no Brasil, tinha outros planos para Alemanha, passeando em várias cidades, o que mudou mais perto da partida para Europa, e resolvi ficar somente em Munique, dessa forma acabei tendo que dividir minha estadia em 2 lugares diferentes, de 22 à 23 de setembro em um lugar e de 24 à 28 em outro.

Bem, então hoje eu estaria hospedado em um quarto alugado no AirBNB, de uma moça gente finíssima, logo que cheguei me deu algumas dicas principalmente sobre o festival que era meu principal objetivo na cidade. Eram cerca de 11:00, fui dar uma volta ali por perto só para sentir um pouco do clima da cidade e adorei tudo. Andei pelas redondezas, tomei um café e resolvi arriscar uma visita ao barbeiro, algo que não tinha tanta certeza do que estava fazendo, pois mal falava inglês para comunicação básica, imagina explicar como cortar o cabelo.

Deu tudo certo, curti muito o que vi, e o clima da cidade era de muita ansiedade pela Oktoberfest que iniciava hoje, e em todos os lugares as pessoas vestiam as roupas típicas do evento, homens trajando o “Lederhosen” e as mulheres com a “Dirndl”.

Fantasia Oktoberfest

Depois do passeio fui me preparar para conhecer essa festa histórica, foi só o tempo de voltar pro apartamento, tomar banho e pegar o metrô.

Aqui vai outra observação de acordo com o que percebi em 5 dias de festa. O evento vai de 9:00 às 23:00, e me parece que a galera escolhe um período do dia para frequentar o evento, consegui identificar mais ou menos 3 períodos. Um que vai logo cedo e fica de 9:00 às 14:00 mais ou menos, outro que vai depois do almoço e fica até umas 18 e o outro grupo que chega por volta das 17 e fica até fechar tudo. Não tem divisão por idade é vi pessoas de todas as faixas etárias e sexo curtindo, dançando, bebendo, vomitando e passando mal no evento. Como tinham turmas que iam em horários diferentes, então eu estava chegando por volta das 17:00 e já tinha gente estragada por estar bebendo desde muito cedo. E acredite, aquela caneca de um litro é do mau.

OktoberFest em Munique na Alemanha. Eurobeertrip2018
OktoberFest em Munique na Alemanha. Eurobeertrip2018

Feita esta análise, voltemos ao meu “batizado”. Cheguei por volta das 16:00 e fiquei FAS-CI-NA-DO ou IM-PRES-SIO-NA-DO. O local é sensacional, gigantesco, muito difícil descrever, e como marinheiro de primeira viagem, não tinha noção do que fazer e pra onde ir. Saí andando em direção ao galpão da Paulaner, achei que era a mais famosa e a melhor. Engano meu, uma dificuldade enorme para entrar, fiquei mais de uma hora numa bagunça com empurra-empurra e quando entrei estava quase impossível de pegar cerveja. Dei uma volta e saí em direção ao galpão da HB, ohhhhhhh maravilha. Ali sim, o dia inteiro valeu à pena. Dei muita sorte, não tinha fila, entrei e logo conheci uma das garçonetes, a Sabrina, simpaticíssima, servia um canecão sempre que eu pedia.

OktoberFest em Munique na Alemanha. Eurobeertrip2018
OktoberFest em Munique na Alemanha. Eurobeertrip2018
OktoberFest em Munique na Alemanha. Eurobeertrip2018
Paulanergarten OktoberFest em Munique na Alemanha. Eurobeertrip2018
OktoberFest em Munique na Alemanha. Eurobeertrip2018

Era uma festa sem fim, pessoas de todas as nacionalidades misturadas numa festa perfeita, e claro, brasileiro tinha aos montes. Mais uma dica: sempre terão brasileiros por tudo que é lado, junte-se a eles, fica fácil identificar, brasileiro adora usar camisa da seleção brasileira ou de time. Um dia você encontra eles e outro dia você vai com camisa e eles te encontram.

Fiquei emocionado, e sem condição nenhuma de descrever essa experiência, voltei acabado ao apartamento precisando urgentemente dormir ainda mais que no outro dia prometia outra experiência interessante, a visita à Dachau, o primeiro campo de concentração construído pelo Hitler. Precisava uma preparação, o psicológico não sabia o que esperar.

Ícone caneca de cerveja escrito cheers
bottom of page